PS5 e Project Scarlett vão “expandir os horizontes”, dizem devs.

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A nova geração de consoles está batendo na porta na indústria e promete revirar a casa do avesso. O PS5 vai estrear no final de 2020 enquanto que o Project Scarlett deve chegar no mesmo período. Embora as informações sobre os hardware estejam sendo divulgadas aos poucos pelas empresas, alguns desenvolvedores já estão cientes que as plataformas “vão expandir os horizontes”.

O site norte-americano IGN reuniu nove desenvolvedores de videogames para saber o que cada um pensa sobre a nova geração de consoles. Mesmo que expressem as opiniões de formas diferentes, o consenso é unânime que as próximas plataformas possuem um grande potencial.

O produtor Jun Takeuchi, responsável por Resident Evil 7 e Resident Evil 2, disse que está animado com a tecnologia do ray tracing. O produtor “já possui várias ideias de como utilizá-la”, principalmente, em “como tornar as experiências de Resident Evil ainda melhores”.

Estamos dando atenção para o ray tracing e queremos melhorar elementos como expressão sonora e do ambiente. Também estamos cientes de tecnologias como 8K e GPU que podem expandir as possibilidades ainda mais.

O diretor executivo e diretor de arte da Capcom, Kaname Fujioka, reforçou como tais tecnologias citadas pelo companheiro podem auxiliar no avanço do design da arte. “Ferramentas de luzes e sombras com as de composição oferecem adições visuais que ofertam experiências mais imersivas”, disse Fujioka.

O programador da principal da Remedy Entertainment que trabalhou em Alan Wake e Control, Tatu Aalto, comentou que as novas técnicas disponíveis nos consoles vão “abrir possibilidades de mecânicas de gameplay que permitem uma ciência maior dos mundos ao redor dos jogadores”.

Sean Cavanaugh, funcionário da divisão Research and Development da Gearbox Software (Borderlands 3), foi mais enfático naquilo que mais está ansioso para ver no PS5 e Project Scarlett: o suporte ao HDR. Para ele, quanto maior a gama de cores, mais realístico e estilosos ficarão os jogos.

A disponibilidade de bons monitores HDR com um preço razoável tem sido um grande gargalo para as equipes que constroem os jogos. Equipar todos os membros da equipe com uma tela HDR agora é uma coisa razoável a se fazer, e isso é essencial para que toda a arte do jogo seja construída adequadamente para tirar vantagem de toda HDR.

O vice-presidente e gestor da EA Motive Studio, Patrick Klaus, vê a nova geração como uma porta para “uma maior profundidade de gráficos e sons para todos os jogadores, levando-os até um novo nível de experiência”.

A Jenova Chen, presidente, co-fundadora e diretora criativa da ThatGameCompany (Flower, Journey), acredita que os hardwares vão abraçar “novas formas de expressão”. O estúdio é focado em jogos indies que causam sentimentos únicos e a produtora acredita que isso será ainda mais privilegiado nas plataformas.

A próxima geração, com certeza, vai entregar mais jogos de sub-gêneros em que as emoções e os estilos de jogos jamais foram experimentados anteriormente.

O chefe do departamento de tecnologia da Respawn Entertainment, Fred Gill, olhou para uma combinação específica do PS5 e do Project Scarlett: “a combinação do SSD com o novo nível de performance permitido”. Os jogos frenéticos do estúdio vão ter “uma experiência completamente inédita” com os recursos, segundo Gill.

O CTO da Epic Games, Kim Libreri, acredita que a nova geração vai ser exigente. Segundo o executivo, os jogos precisarão contar com “um storytelling superior às conquistas anteriores com personagens mais realistas e mundos mais críveis”.

Níveis sem precedentes de detalhes dos personagens estão além do abismo e quando combinados com os mundos densos de larga escala , veremos interações profundas e gameplay emergentes com experiências sociais significativas.

Por fim, o produtor e diretor da Game Freak (Pokemon Ultra Sun and Ultra Moon), Junichi Masuda, comentou sobre as expectativas em relação aos óculos de realidade aumentada. Para ele, é uma ferramenta que poderia ser melhor explorada ainda mais nos games Pokemons.

PS5 em 2020

O console foi confirmado oficialmente pela Sony e chegará às lojas no fim de 2020. Ainda não há data exata, nem preço, mas já sabemos que ele virá com muitas novidades, como retrocompatibilidade, ray tracing e SSD.

Fonte: Meu PS4, acesso em 2020-01-23 07:13:03

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