Primeiramente, entenda que o objetivo deste artigo não é fazer com que você saía denunciando tudo e todos por qualquer coisa que for dita no jogo. A idéia aqui é orientar da melhor forma possível o que deve ser feito quando você presenciar alguém violando as Regras de Conduta.
Um ponto importante para ressaltar é que todo o conteúdo denunciado deverá constar em um vídeo.
Abaixo, você pode conferir os procedimentos e os formatos necessários para validar sua denúncia:
- É necessário gravar um vídeo mostrando o ocorrido e hospedá-lo no youtube;
- No vídeo é necessário mostrar todas as mensagens envolvidas no assunto que está sendo denunciado. É importante rolar a janela do chat (para cima e para baixo) para mostrar todo o conteúdo. Desta forma, poderá ser analisado todo o contexto da denúncia;
- É importante que faça o chat report (denúncia dentro do jogo) da frase onde consta a irregularidade;
- O vídeo terá que ter, no mínimo, 10 segundos;
- Mostre o calendário do jogo ao menos uma vez durante a gravação do vídeo e mantenha a interface aberta durante alguns segundos;
- A qualidade do vídeo deve ser de, no mínimo, HD 720p;
- O vídeo não pode conter qualquer tipo de edição ou corte;
- Apenas quem possuir o link do vídeo deve poder acessá-lo, ou seja, é preciso adicionar o vídeo como “Não Listado”, no caso do YouTube;
- A equipe poderá solicitar que hospede o vídeo de sua denúncia em outro site caso a qualidade esteja prejudicada;
- Mesmo com o vídeo, descreva no ticket de denúncia a ação irregular do jogador denunciado com o maior número de detalhes possível: nick do personagem, características da infração e qualquer outro detalhe que considere necessário.
- A denúncia deve ser enviada no prazo de até 10 dias corridos depois do incidente. Exemplo: Caso a denúncia tenha sido feita via ticket no dia 10/02/2023 e no calendário apresentado no vídeo constar que o problema ocorreu em 27/01/2023, significa que já passou mais do que 10 dias desde o ocorrido. Ou seja, essa denúncia poderá ser desconsiderada pelos GEs conforme os prazos aqui estipulados.
ATENÇÃO: Gravações realizadas por celulares não serão aceitas, independente de seu conteúdo.
Sempre utilize a função “Denunciar” dentro do jogo ao realizar sua denúncia. Abaixo, segue um passo a passo de como fazer a denúncia dentro do jogo:
- Clique com o botão direito sobre o personagem infrator (pode ser sobre o nome ou sobre a imagem do personagem) e escolha a opção Denunciar.
- Após isso, escolha a opção que mais se adequa a sua denúncia: Linguagem Imprópria ou Bot
- A opção Linguagem Imprópria deve ser utilizada quando a fala do chat do jogo é a prova da ação irregular. Exemplos: anúncio irregular, ofensas, discriminação, etc.
- A opção Bot deve ser utilizada quando a atividade irregular não é relacionada ao chat do jogo. Exemplos: abusos de bug, benefícios por atividade irregular, má conduta, etc.
No caso da opção “Linguagem Imprópria”, selecione o texto a ser denunciado:
No jogo, existe um tempo de espera entre as denúncias. Assim, caso necessite realizar várias denúncias, aguarde o tempo informado e então realize o reporte de cada uma das frases que quer denunciar:
No caso da opção “Bot”, relate no campo “Categ:” o que você está denunciando:
Ao enviar a denúncia, não se esqueça de copiar o(s) nome(s) do(s) personagem(ns) denunciado(s).
Lembre-se de mostrar o calendário do jogo no vídeo da denúncia. Para isso, clique no ícone do calendário:
Com as provas da infração em mãos, envie imediatamente um ticket para a Central de Suporte, para que a equipe responsável inicie a análise do caso.
O ticket deverá ser aberto na categoria “Perfect World / Denúncias”.